SENSIBILIDADE NOS DENTES
Diagnóstico e tratamento
O sabor de sorvete ou um gole de café quente, por vezes, é uma experiência dolorosa para você? Será que a escovação ou uso do fio dental faz você sentir algum tipo de dor ocasionalmente? Se sim, você pode ter dentes sensíveis.
As causas possíveis incluem:
Retração da gengiva
Cárie dentária (cáries)
Dentes fraturados
Restaurações desgastadas
Gengivite
Esmalte do dente desgastado
Nos dentes saudáveis, uma camada de esmalte protege os dentes até a parte junto a linha da gengiva. Sob a linha da gengiva uma camada chamada cimento protege a raiz do dente. Embaixo, tanto do esmalte quanto do cemento está a dentina.
A dentina é menos densa do que o esmalte e o cemento. Ela contém túbulos (pequenos tubos ocos ou canais) microscópicos. Quando a dentina perde sua cobertura protetora de esmalte ou cemento esses túbulos permitem que o calor, frio ou acidez dos alimentos ou líquidos transmitam para a células no interior do dente. A dentina também pode ficar exposta quando a gengiva se retrai. O resultado pode ser a hipersensibilidade.
Os dentes sensíveis podem ser tratados. O tipo de tratamento vai depender do que está causando a sensibilidade.
O dentista pode sugerir uma variedade de tratamentos:
– Creme dental desensibilizante. Este contém compostos que ajudam a bloquear a transmissão da sensação da superfície do dente para o “nervo”, e geralmente requer diversas aplicações para que a sensibilidade seja reduzida.
– Flúor gel. Uma técnica em exercício que fortalece o esmalte dos dentes e reduz a transmissão de sensações.
– A coroa, inlay ou restaurações. Estes podem ser utilizados para corrigir um defeito ou deterioração que resulta em sensibilidade.
– Enxerto de gengiva cirúrgico. Se o tecido gengival foi perdido a partir da raiz, isto irá proteger a raiz e reduzir a sensibilidade.
– Canal radicular. Se a sensibilidade é severa e persistente e não pode ser tratado por outros meios, poderá ser avaliado a possibilidade de tratar o canal do dente. Este tratamento endodôntico elimina o problema.
A higiene bucal adequada é a chave para prevenir a dor de sensibilidade do dente.
A experiência mostra que, em torno dos 25 anos de idade, a maioria das pessoas começam a ter algum tipo de retração da gengiva. Isto acaba expondo uma região sujeita a transmitir a sensibilidade. Consulte o dentista para diagnosticar e tratar sua sensibilidade.