HALITOSE

O mau-hálito e seu tratamento

O mau-hálito ou halitose, é uma condição desagradável e motivo de embaraço. Se você estiver preocupado, consulte seu dentista. O mau hálito pode ser causado por um certo número de causas, e o odontólogo pode ajudar a identificar a causa e determinar o melhor tratamento.

O que causa Mau-hálito?

ALIMENTOS. O que você come afeta o ar que você expira, como alho ou cebola. Se você não escova e não usa fio dental diariamente, as partículas de alimento pode permanecer na boca, coletando bactérias, o que pode causar mau hálito.

DIETAS.  Podem desenvolver hálito desagradável por comer com pouca frequência.

DOENÇAS DA GENGIVA.    Mau-hálito persistente ou gosto ruim na boca, também pode ser um dos sinais de alerta da doença gengival;  causada pela placa bacteriana.

BOCA-SECA.  Isto ocorre quando o fluxo de saliva diminui e pode ser causada por vários medicamentos, problemas de glândulas salivares ou, continuamente,  respirar através da boca. Sem saliva o suficiente, há um acúmulo de resíduos alimentares. Se você sofre de boca-seca, seu dentista pode prescrever saliva artificial, sugerir o uso de doces sem açúcar ou aumentar a ingestão de líquidos. Mais sobre boca-seca clique aqui.

FUMO.  Além de manchar os dentes e ser ruim para a saúde em geral, o tabaco pode adicionar ao mau-hálito. O tabaco reduz a sua capacidade de saborear os alimentos e irrita os tecidos gengivais. Os usuários de tabaco são mais propensos a sofrer de doenças da gengiva e estão em maior risco de desenvolver câncer oral.

CONDIÇÕES MÉDICAS.  Algumas doenças têm sintomas relacionados com o mau-hálito. Sinusite ou infecções pulmonares, bronquite, diabetes e algumas doenças do fígado ou dos rins podem estar associadas com o mau-hálito.

Marque uma consulta com o seu dentista. Exames regulares permitem ao dentista detectar  problemas relacionados à halitose, tais como doenças gengivas, como gengivite e periodontite ou boca seca. Mau-hálito pode ser o sinal de um transtorno médico. Se o seu dentista determinar que sua boca está saudável, você pode ser encaminhado para o seu médico.

Manter uma boa higiene oral, eliminando doenças da gengiva e agendar limpezas profissionais regulares, removendo tártaro e placas bacterianas são essenciais para reduzir o mau-hálito.  Escovar a língua também é muito importante. Umas das principais causas á a saburra lingual. Dê muita atenção a higiene da língua. Utilize um raspador lingual. Se você usar dentaduras, certifique-se de higienize-las diariamente.

É importante notar que bochechos com enxaguante bucais só irão mascarar o odor temporariamente. Porém,  segundo algumas pesquisas, bochechos contendo agentes antibacterianos tais como clorexidina e cloreto de cetilpiridinio podem desempenhar um papel importante na redução dos níveis de bactérias produtoras de halitose na língua e, também, enxaguante bucais contendo  dióxido de cloro e zinco podem ser eficazes na neutralização dos compostos causadores do mau-hálito.

Quantas vezes devo escovar meus dentes?

No mínimo escovar os dentes três vezes ao dia – após café da manhã, depois do jantar e antes de dormir. O ideal é escovar sempre após comer qualquer alimento ou beber algo que contenha açúcar, além das refeições principais.

Preciso passar o fio dental sempre que escovo os dentes?     Sim. Pense no fio dental como parte da sua escova. Como ela não entra entre os dentes é necessária a utilização do fio. Se você não passar o fio é como se não escovasse os dentes onde eles se encontram um com o outro.

Devo passar o fio dental e depois escovar os dentes? Ou o contrário?  Recomendamos a escovação primeiro,  depois a passagem do fio dental e novamente uma rápida escovação. Por último um enxaguante bucal bem indicado pelo Dentista.

Qual a melhor escova dental? E o melhor creme dental?  As melhores escovas e cremes dentais são os registrados e aprovados pela ABO – Associação Brasileira de Odontologia. Atualmente existem diversos modelos e tipos. O dentista deverá indicar o mais indicado pra você. Será avaliado pelo profissional Odontólogo, alguns fatores para indicar o creme e escova dental adequados para você:

Desgastes na superfície do esmalte ou dentina (camada abaixo do esmalte)

Retrações gengivais

Sensibilidade

Sangramentos na gengiva

Formação de tártaro

Higiene da língua

Presença dos sisos

Uso de próteses removíveis ou fixas

Uso de implantes dentários

Uso de aparelho ortodôntico

Idade ou fase da dentição

Risco de deglutição do flúor

Clareamento dental

Pós-cirurgia oral

Qual o melhor enxaguante bucal?  Da mesma forma que o creme dental existem várias marcas e indicações.  Deverá ser indicado pelo Dentista na sua consulta de revisão. Porém podemos informar que não indicamos enxaguatórios bucais com flúor para crianças com menos de 9 anos. Também não indicamos aqueles com coloração (azul, verde, etc. ) para quem está fazendo clareamento dental.

O que é melhor fio ou fita dental?  O importante é passar diariamente seja fita ou fio dental. Teoricamente, a fita por ser mais larga limpa mais rapidamente.

Qual a principal escovação?  Sem dúvida é aquela antes de dormir. Quando dormimos há uma redução na formação de saliva. A saliva é fundamental para o equilíbrio do meio bucal impedindo a proliferação excessiva de bactérias. Assim devemos dormir com os dentes e língua escovados corretamente.

É importante escovar a língua?  Sim. A língua por sua constituição e anatomia facilita a formação de bactérias. Escove da parte mais posterior possível para frente com uma escova dental ou com raspador de língua.

É mais difícil escovar os dentes com aparelho ortodôntico?   Não. Apenas você precisará de mais atenção e outros acessórios para uma correta limpeza do aparelho e de seus dentes. O Ortodontista ou a técnica em Saúde Bucal vai orientá-lo. Será necessária uma escova interproximal  ( aquelas finas e compridas), escova ortodôntica, passa-fio dental ou fio dental especial para próteses e ortodontia. Estes acessórios serão explicados detalhadamente na sua consulta.

ASSISTA NOSSOS VÍDEOS SOBRE HIGIENE BUCAL

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

INCREVA-SE EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE