DOR DE DENTE

A importância do diagnóstico correto

Encontramos pacientes rotineiramente na clínica queixando-se de dor de dente. Diagnosticar esta dor sempre é desafiador, pois frequentemente os dentes referem dor a outros dentes ou seja, o paciente aponta para um dente que acha estar doendo mas a origem da dor é em outro. Outras vezes, a dor aparece em locais mais distantes como pescoço, maxilares e ao redor da cabeça. Para dificultar, outros distúrbios de dor orofacial  podem referir dor nos dentes, imitando os sintomas deste tipo de dor.

Para diagnosticarmos corretamente determinaremos se a dor é de origem dentária (odontogênica). Caso seja, se a origem é pulpar (polpa do dente popularmente chamada de nervo) ou se a causa da dor é periodontal (em torno do dente, gengiva e outras estruturas)

Dor Pulpar:

A dor pulpar é profunda, difusa, dolorida, às vezes latejante como a dor visceral já que a polpa é um órgão desta característica. Esta dor pode se originar de uma polpa vital (polpa com vida) ou não vital ( necrosada)

Polpa Vital:

A dor da polpa vital pode ser resultante de uma inflamação (pulpite)  reversível ou irreversível.

Pulpite reversível: se caracteriza por uma dor rápida, aguda e que cessa logo após o estímulo ser removido. Estímulos ou fatores irritantes como líquidos, alimentos ou cáries podem causar esta inflamação na polpa. Caso o fator irritante permaneça o sintoma se tornará mais amplo levando a uma condição irreversível.

Pulpite irreversível: causa dor prolongada provocada por estímulos ou ocorre espontaneamente. A dor pode ser intermitente ou contínua, moderada ou severa, aguda ou difusa, afetada pelo horário do dia ou posição corporal (alguma vezes, deitado a dor aumenta) e, ainda, localizada ou não.  A inflamação na pulpite irreversível pode levar à  necrose pulpar.

Polpa não vital (necrosada): A pulpite irreversível não tratada, lesão traumática (ver mais adiante) ou qualquer outro evento que cause a interrupção do suprimento sanguíneo para a polpa irá, inevitavelmente, levar a necrose parcial ou total da polpa. A necrose parcial pode apresentar alguns sintomas da pulpite irreversível. A necrose total é assintomática (sem dor) antes de afetar o ligamento periodontal (estruturas em torno da raiz). Caso a doença pulpar se estenda, a dor se torna espontânea e contínua e pode ser exarcebada pela percussão ( procedimento que o dentista executa batendo suavemente no dente para diagnóstico) mas não pela mudança de temperatura.

Causas da dor de dente

Sensibilidade

Muitas pessoas se queixam de dor de dente quando tomam algum líquido gelado, comem frutas mais ácidas, inspiram ar pela boca entre outras causas. Nestas situações normalmente, a causa é apenas uma sensibilidade dentinária. Ela é causada pela exposição dos túbulos dentinários ( região próxima a gengiva onde se divide coroa do dente e raiz). Esta região pode ficar exposta por recessão gengival (retração gengival), trauma pela escova, doença periodontal e cirurgia periodontal.  Esta sensibilidade pode ser tratada por produtos específicos aplicados na clínica odontológica resolvendo esta sensibilidade rapidamente em apenas uma consulta.

Dor de dente ( pulpar ) aguda. Causas agrupadas em 3 fatores:

1.  Bacterianos

Devido à cáries dentárias, fraturas, a partir do periodonto e do suprimento sanguíneo.

2.   Traumáticos

O trauma direto de um dente pode causar pulpite, fratura incompleta ou completa com exposição da polpa. O trauma pode, também, avulsionar completa ou parcialmente um dente interrompendo o fluxo sanguíneo . O micro trauma direto como o Bruxismo também podem causar inflamação pulpar seguida de necrose

3.   Iatrogênicos

Os procedimentos odontológicos envolvidos na restauração dentária podem causar pulpite. Os efeitos adversos do calor e vibração das canetas de alta-rotação, a profundidade do preparo, desidratação da dentina, inserção de restaurações retidas por pinos e exposição acidental da polpa são alguns fatores.  Alguns materiais e produtos químicos utilizados para restaurar dentes também podem lesar a polpa causando pulpite e dor pulpar.

Tratamentos

Para sensibilidade utilizamos produtos que visam bloquear os túbulos dentinários. Colocamos uma camada protetora sobre a dentina exposta solucionando imediatamente aquelas dores provocadas por líquidos gelados, alimentos ácidos entre outros estímulos.

Nas pulpites reversíveis removeremos o estímulo causador da dor, como uma lesão de cárie, a remoção desta e a restauração de estrutura dental aliviará a dor.

O tratamento da pulpite irreversível ou da polpa necrótica envolve a extirpação da polpa lesada através do tratamento de canal ou da extração do dente.

Além da dor envolvendo a polpa do dente, existe a dor periodontal. Normalmente está associada a abcessos periodontais e lesões endo-periodontais combinadas. ( envolvimento da polpa e periodonto).  Também, como foi citado anteriormente, existe a dor dentária não odontogênica, ou seja, não são causadas por doença pulpares ou periodontais. Existem numerosas fontes não odontogênicas que podem ser responsáveis pela dor sentida nos dentes. Como a dor dentária é tão comumente tratada no consultório odontológico, as dores não odontogênicas são, muito frequentemente, tratadas de forma inadequada com procedimentos odontológicos antes de ser corretamente diagnosticadas. Somente após a falha de vários tratamentos, até mesmo a extração dentária, é que o diagnóstico de dor dentária sem origem nos dentes é considerado. Os identificadores mais importantes de dores dentárias não odontogênicas, entre outros são:

– Dor espontânea em múltiplos dentes

– Causa dentária local inadequada para a dor

– Dores dentárias em queimação, não pulsáteis

– Dores dentárias constantes, sem remissão e sem variação

– Dores dentárias persistentes

– Falha na anestesia em reduzir significativamente a dor

– Falha na resposta da dor dentária ao tratamento odontológico razoável

Muitas estruturas podem fazer o paciente sentir dor nos dentes. As mais comuns são os músculos. Pontos-gatilhos miofasciais. O mais comum é o músculo masseter. Outra fonte de dor dentária sem origem nos dentes é o seio maxilar, fonte comum de dor nos dentes superiores. Dor neuropática contínua (neurite, neuroma) dor neuropática epsódica ( neuralgias ) ou de desordem neuro-vasculares. Mesmo a dor cardíaca pode ser sentida como dor de dente ( normalmente na parte inferior da mandíbula). Algumas vezes, as desordens psicogênicas podem se manifestar como dores dentárias.

Não se tome medicamentos por conta própria. Em caso se dor dentária consulte o odontólogo para o correto diagnóstico e tratamento.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

QUAL O MELHOR TRATAMENTO ODONTOLÓGICO PARA VOCÊ?

Estamos aguardando para ajudar a esclarecer suas duvidas