GRAVIDEZ

Gravidez, dentes e gengivas

Os dentes ficam enfraquecidos na gravidez?

CUIDANDO DOS DENTES DURANTE A GRAVIDEZ

Você tem tanta coisa para pensar durante a gravidez, mas não se esqueça da sua saúde oral que pode ser afetada pelas alterações hormonais que você vai experimentar durante este tempo.

Por exemplo, as mulheres são mais propensas a desenvolver gengivite durante a gravidez. A gengivite é uma infecção da gengiva que podem causar edema e dor. As suas gengivas também podem sangrar um pouco quando você escova ou passa o fio dental e, dependendo do estágio, podem sangrar espontaneamente.  Se não for tratada, a gengivite pode afetar os tecidos de sustentação que mantêm os dentes no lugar evoluído para a periodontite. Recomendamos  limpezas profissionais ( profilaxia ) mais frequentes para evitar a gengivite.

Algumas  vezes, a gengiva “incha”  ao longo da linha  entre os dentes. Estes inchaços são inofensivos, mas eles sangram facilmente e são caracterizados por um vermelho  mais intenso.

Você deve continuar a ver o seu dentista durante a gravidez para exames orais e limpeza dos dentes. Informe que você está grávida e  qualquer mudanças que você notou na sua saúde oral. Além disso, não se esqueça de deixar seu dentista informado sobre qualquer medicamento ou suplemento que você está tomando. Seu dentista pode precisar usar ou prescrever medicamentos como parte do seu tratamento. Alguns medicamentos são considerados seguros para utilização limitada durante a gravidez e, alguns, não devem ser usados. Por exemplo, se você desenvolver uma infecção, o seu dentista pode prescrever penicilina ou amoxicilina. No entanto, as mulheres grávidas não devem ser tratados com tetraciclina porque podem manchar os dentes do feto em desenvolvimento e. quando  eles entrarem em erupção, nascerem,  os dentes podem ter uma coloração cinza ou marrom.  Também evitar a tetraciclina quando o bebê nascer e enquanto os dentes estiverem em desenvolvimento. Seu dentista ou médico pode falar com você sobre medicamentos que são seguros para uso durante a gravidez.

Embora a radiografias, muitas vezes podem ser adiadas até depois que o bebê nasça, o seu dentista pode precisar obter uma radiografia, como parte de seu tratamento odontológico. Para minimizar a sua exposição e do feto de raios-x, a clínica de radiologia irá cobri-la com um avental de protecção e colocar um protetor de tireóide sobre sua garganta. Converse com seu dentista ou médico sobre quaisquer preocupações que você possa ter sobre o seu tratamento.

Cuidado diário é essencial para a sua saúde oral. Para ajudar a prevenir cáries  e doença gengival, escove bem  para remover a placa. Certifique-se de limpar entre os dentes diariamente com fio dental. Ao escolher produtos de higiene bucal, olhar para aqueles que são possuem o  selo de aceitação da Associação Brasileira de Odontologia ou  da ADA em caso de produtos americanos.

DIETA

Lanches freqüentes podem aumentar o risco de cárie dentária em desenvolvimento, que é causada pela placa bacteriana, uma película pegajosa de bactérias que se forma constantemente sobre os dentes. As bactérias convertem o açúcar e o amido que permanecem na boca, após a ingestão,  em  ácido que ataca o esmalte dos dentes. Quanto mais tempo os açúcares permanecem em sua boca, mais tempo o ataque do ácido. Depois de repetidos ataques, a cárie dentária pode ocorrer.

Saúde bucal e saúde geral

Sua saúde bucal é uma parte importante da sua saúde geral e a doença dental não tratada pode ser prejudicial para você e seu bebê. Certifique-se de incluir a sua saúde oral em sua rotina diária de auto-cuidado e manter o seu dentista informado sobre qualquer alteração na sua saúde bucal durante a gravidez.

Dicas de nutrição para a gravidez

Você sabia que os dentes de um bebê começam a se desenvolver entre o terceiro e o sexto mês de gravidez? É por isso que fazer escolhas alimentares inteligentes agora pode ajudar seu filho a  ter uma boa saúde bucal. Durante a gravidez uma quantidade suficiente de nutrientes, especialmente as vitaminas A, C, e D, proteínas, cálcio e fósforo são necessários.

Para ajudá-la a fazer escolhas alimentares saudáveis, a National Maternal and Child Centro Nacional de Política de Saúde Oral americano ( National Maternal and Child Oral Health Policy Center)  elaborou esta lista de dicas a seguir durante a gravidez:

Comer uma variedade de alimentos saudáveis, como frutas; legumes; grãos integrais, como cereais, pães ou biscoitos  e produtos lácteos, como leite, queijo, queijo cottage ou iogurte sem açúcar.

Coma menos alimentos ricos em açúcar, incluindo doces, biscoitos, bolo e frutas secas; e beber menos bebidas ricas em açúcar, incluindo sucos, bebidas com sabor de fruta  ou refrigerantes.

Para lanches, escolha alimentos com baixo teor de açúcar, tais como frutas, legumes, queijo e iogurte sem açúcar.

Leia os rótulos dos alimentos para que você possa escolher os alimentos com menor quantidade de açúcar.

Se você tiver problemas com náuseas, tente comer pequenas quantidades de alimentos saudáveis durante todo o dia.

Beba água ou leite em vez de sucos artificiais, bebidas com sabor de frutas ou refrigerantes.

Beba água durante todo o dia, especialmente entre as refeições e lanches

Para reduzir o risco de defeitos congênitos, obter 600 microgramas de ácido fólico por dia durante toda a gravidez. Tomar um suplemento de ácido fólico na dieta e comer alimentos ricos em ácido fólico, incluindo:

Aspargos, brócolis e vegetais verdes folhosos, como alface e espinafre

Leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas)

Mamão papaia, suco de tomate, laranjas ou suco de laranja, morangos, melão e banana

Produtos de grãos fortificados com ácido fólico (pães, cereais, farinha de milho, farinha, massas, arroz branco)

Não fume ou tome bebidas alcoólicas.

CONSULTE SEU MÉDICO E CONVERSE COM ELE SOBRE ESTAS DICAS ANTES DE COMEÇAR

A UTILIZÁ-LAS.

Verdadeiro ou Falso?

Eu deveria marcar uma consulta com o dentista se eu estou tentando engravidar?

Verdade

Se você ainda não está grávida, mas tentando, agende um check-up dental. A visita ao dentista antes de engravidar pode ajudar a reduzir o risco de ter uma emergência odontológica durante a gravidez.

Mães perdem um dente em cada gestação.

Falso

Enquanto isso é apenas uma parte do folclore, é verdade que muitas mulheres são propensas a gengivite ( a forma leve da doença da gengiva que faz com que as gengivas fiquem mais  avermelhadas) na gestação. Você pode prevenir a gengivite  mantendo os dentes limpos. Seu dentista pode recomendar limpezas mais frequentes para ajudar a controlar a gengivite. Se você notar alguma alteração na sua boca durante a gravidez, consulte seu dentista.

Eu não posso fazer raios-X dentais se estou grávida.

Falso

Os raios- X dentários são, por vezes, necessários se você sofrer uma emergência odontológica ou precisa de um diagnóstico dentário. Seu dentista ou higienista te cobrirá com um avental de chumbo que minimiza a exposição ao abdômen. Também, sempre que possível, será coberta sua garganta com um protetor de tireóide com chumbo protegendo da radiação.

O açúcar não causa cáries.

Verdadeiro

A cárie dentária resulta de ataques com ácido repetidas vezes  no esmalte do dente. O processo de decadência começa com a placa, uma camada pegajosa de bactérias nocivas que se forma constantemente sobre os dentes. As bactérias usam açúcares encontrados na maioria dos alimentos e bebidas para produzir ácidos prejudiciais. Cada vez que os dentes estão expostos a açúcar, ácidos podem atacar o esmalte dos dentes em até 20 minutos.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

QUAL O MELHOR TRATAMENTO ODONTOLÓGICO PARA VOCÊ?

Estamos aguardando para ajudar a esclarecer suas duvidas